23/01/10

Lições nº61 e 62 Resumo do texto a origem das ideias

As impressões sempre aparecem primeiro, visto que as ideias ao aparecerem não produzem impressões correspondentes. Posso pensar em alegria sem estar alegre e não sentimos calor simplesmente ao pensar no calor.
Podemos, pois, dividir aqui todas as percepções da mente em duas classes:
• Pensamentos ou Ideias (Menos intensas e vivas)
• Impressões (imediatas, vivas e intensas)

Qualquer ideia tem assim origem em impressões. As impressões não nos dão a realidade, mas são a própria realidade. Por isso podemos dizer que as mesmas são verdadeiras ou falsas. As ideias só são verdadeiras se procederam de impressões.
O que nunca foi visto ou se ouviu pode, apesar de tudo, conceber-se e nenhuma coisa existe para além do poder do pensamento, excepto o que implica uma absoluta contradição.
Mas, embora o nosso pensamento pareça possuir esta liberdade absoluta, confinado a limites muito estreitos e que todo este poder criador da mente nada mais vem a ser do que a faculdade de compor, transpor, aumentar ou diminuir os materiais que nos são fornecidos pelos sentidos e pela experiência.
Todos os materiais do pensamento são derivados da sensibilidade, a mistura pertencem apenas à mente e à vontade, todas as nossas ideias, ou percepções menos intensas, são cópias das nossas impressões mais intensas.
Admite-se imediatamente que outros seres possam possuir muitos sentidos dos quais não temos nenhuma noção, porque as ideias deles nunca nos foram introduzidas da única maneira pela qual uma ideia pode ter acesso à mente, isto é, através da sensibilidade e da sensação efectivas. Só conhece as suas próprias impressões ou ideias e as relações que estabelece entre elas por hábito. Tudo o que o homem sabe, por discurso racional, acerca do universo se deve única e exclusivamente à crença, que é um sentimento não racional. A razão está limitada no seu poder.
As ideias simples não são sempre, em todas as circuns­tâncias, derivadas das impressões correspondentes, todas as ideias, em especial as abstractas, são naturalmente vagas e obscuras; a mente tem delas apenas um escasso domínio. As impressões na totalidade, isto é, todas as sensações, quer externas ou internas, são fortes e vivas; os limites entre elas estão mais exactamente determinados, e nem é fácil cair em erro ou engano em relação a ela.

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